Se o acorde de dominante é, entre todos, o que costuma carregar mais notas de tensão, ele é também o que pode escolher entre um vasto repertório de escalas com as quais se relacionar.

As combinações das alterações (b9, 9, #9, #11, b5, b13, 13) precisam se relacionar com escalas que as satisfaçam.

Para que isso aconteça, escolhemos aqui sete diferentes escalas.

Dividimos as escalas em dois grupos: as que contém 13M e as que contém 13m.

Vamos começar com as escalas que contém 13M (todos os exemplos estão baseados no acorde C7).

Este conteúdo faz parte do curso de Harmonia Aplicada à Música Popular.

Curso em 4 módulos progressivos, do iniciante ao avançado.

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Objetivos do curso Online de Harmonia:

– Estudar e vivenciar os conhecimentos teóricos da harmonia do ponto de vista prático;

 Entenderouvir e aplicar as formas estruturais da harmonia;

– Desenvolver habilidades pessoais de criação/recriação das formas estruturais;

– Desenvolver habilidades pessoais para a harmonização e a rearmonização de uma melodia.

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