Neste vídeo mostro como podemos realizar um desenho rítmico de Maracatu no piano e teclado.

Para isso, usamos um desenho de Agogô na mão direita e um de Zabumba na mão esquerda. Vamos ver:

Nascido no estado de Pernambuco, o Maracatu é caracterizado por uma rítmica marcante que resulta da polirritmia dos vários instrumentos de percussão utilizados. Apresento em seguida algumas levadas características dos instrumentos:

Maracatu: desenhos rítmicos ao piano

Uma aplicação interessante ao piano é a seguinte: a mão direita faz o desenho do agogô, a esquerda a do surdo. De preferência, na mão direita, as notas com os acentos são executadas em staccato. Veja o padrão abaixo:

Desenho de maracatu

Variação apresentada no vídeo:

Sobre o livro “Rítmica e Levadas brasileiras para o piano”:

Dividido em duas seções, a primeira apresenta exercícios e técnicas para desenvolver a coordenação rítmico-motora, a independência e a polirritmia. Aplica às teclas fundamentos da bateria e percussão (strokes, paradiddles, etc.) desenvolvendo-os em vários e interessantes exercícios.

A segunda seção apresenta mais de 50 diferentes levadas de música brasileira ao piano.
Samba, baião, partido alto, bossa nova, maracatu, choro, frevo, samba-funk, etc, com demonstrações áudio e acompanhadas por bases musicais para treinar.

Qual seu nível nível de estudos?

Nos meus Cursos online, no Terra da Música, organizo os estudos em quatro níveis: Iniciante, Intermediário 1, Intermediário 2, Avançado. Clique em cada um para ver o Programa de Estudos para cada nível e a sequência de estudos aconselhada.

Conheça o PIANO MASTERS, um programa completo do iniciante ao avançado para pianistas e tecladistas.

Aprenda Piano Blues, Piano Brasileiro (Bossa Nova, Baião, Choro, Frevo, Samba, etc), Piano Jazz, Piano Pop, Improvisação, Harmonia, Leitura, Teoria Musical E MUITO MAIS. Cursos Práticos e Teóricos para seu desenvolvimento completo.

Clique aqui para saber mais.

Comentar com Facebook