Se o acorde de dominante é, entre todos, o que costuma carregar mais notas de tensão, ele é também o que pode escolher entre um vasto repertório de escalas com as quais se relacionar.
As combinações das alterações (b9, 9, #9, #11, b5, b13, 13) precisam se relacionar com escalas que as satisfaçam.
Para que isso aconteça, escolhemos aqui sete diferentes escalas.
Dividimos as escalas em dois grupos: as que contém 13M e as que contém 13m.
Vamos começar com as escalas que contém 13M (todos os exemplos estão baseados no acorde C7).
OBJETIVOS DO CURSO ONLINE DE HARMONIA:
– Estudar e vivenciar os conhecimentos teóricos da harmonia do ponto de vista prático;
– Entender, ouvir e aplicar as formas estruturais da harmonia;
– Desenvolver habilidades pessoais de criação/recriação das formas estruturais;
– Desenvolver habilidades pessoais para a harmonização e a rearmonização de uma melodia.
Posts Relacionados
-
Acordes Relativos e Antirrelativos
Acordes relativos e antirrelativos e seu parentesco funcional entre acordes ligados entre si por intervalos de terça. Confira o estudo na íntegra.
-
Técnica pianística: Estudo de escalas com acentos
Técnica pianística: estudo das escalas deslocando os acentos. Escolha a velocidade mais adequada ao seu estudo, procure sempre tocar relaxado.
-
Quando usar o acorde SubV7 - Estudos de Harmonia
Quando usar o acorde SubV7 de forma que o seu emprego seja "relevante" ou enriquecedor? Esse é um assunto recorrente, nos estudos de harmonia e de piano. Confira o vídeo