técnica para o piano popular

Os estudos do Piano Erudito e do Piano Popular apresentam diferenças relevantes. Isso devido não somente ao tipo de repertório, mas também aos diferentes percursos de estudos.

Uma das coisas que, definitivamente, pede a nossa atenção é a questão da chamada Técnica Pianística. Essa última parece ser algo ligado apenas aos estudos tradicionais (chamados “eruditos”).

 

Existe o estudo da técnica pianística na música popular?

Vamos observar uma coisa: a técnica pianística diz respeito à agilidade, velocidade, coordenação motora e, também, à postura, à mecânica dos movimentos. Com isso em mente, é claro que a questão técnica não é privilégio de gêneros musicais. Trata-se, de fato, de adquirir habilidades que nos permitam realizar, ao instrumento, tudo que precisamos e/ou desejamos.

Nesse sentido, podemos observar que, se a técnica pianística “é para todos”, é evidente que para cada objetivo corresponde um percurso de estudos diferente. Por exemplo, na música “erudita” estudamos as escalas maiores e suas relativas (natural, harmônica e melódica). Já o estudo da técnica para o piano popular requer, por exemplo, o domínio de escalas pentatônicas, exatonais, simétricas, superlócrias etc.

Ainda, podemos observar que a realização ao piano de certo repertório popular requer habilidades para realizar acompanhamentos em vários estilos e ritmos.

Pensando nesses aspectos, criei alguns cursos online dedicados à técnica para o piano popular. Aconselho o estudo na ordem sugerida a seguir.

Curso Online de Técnica Pianística: agilidade, independência, velocidade (todos os níveis) é para os que desejam melhorar a sua técnica pianística, evoluir ou, simplesmente estudar a técnica, desenvolver a sua agilidade, independência e velocidade.

Por meio de exercícios práticos, você aprende a realizar as técnicas e os movimentos. Todos os exercícios são explicados em vídeos com visão frontal e lateral das mãos.

Por meio de um percurso gradativo, neste curso online aprendemos:

– Técnicas de postura da mão, dedos e articulações;
– Como desenvolver a agilidade:
– Como aumentar e fortalecer a velocidade;
– Como fortalecer a independência na articulação dos dedos;
– Staccato de pulso;
– Técnica de suspensão;
– Técnica forte e legato;
– Articulação de Chopin;
– Técnica do sapo;
– Como usar o metrônomo nos estudos;

Este é um curso online dedicado aos estudos no âmbito da música popular em suas diversas vertentes (do blues ao jazz, da bossa nova ao baião etc).

O Hanon é um livro bastante famoso de técnica pianística tradicional. Neste curso, propomos estudos para aplicarmos os exercícios originais de uma maneira inovadora, muito proveitosa no âmbito da música popular em suas diversas vertentes.

No piano popular, os pianistas e tecladistas se deparam com a necessidade de criar coordenações motoras entre as mãos que lhe permitam realizar acompanhamentos rítmicos, dominar tonalidades, coordenação motora e independência entre as mãos.

O que vamos estudar neste curso online:

Por meio de um percurso gradativo, neste curso de música online aprendemos:

– Coordenação motora e independência entre as mãos;
– Estudos de acentos e deslocamento de acentos;
– Rítmica brasileira;
– Jazz, Shuffle, R&B;
– Estudo de tonalidades;
– Acompanhamento;

Exercícios Práticos

Da mesma forma que o Hanon original, os nossos estudos no âmbito do piano popular podem ser entendidos como um estudo diário. Aprenda e desenvolva os exercícios aos poucos. O curso inteiro pode ser completado em alguns meses de estudo. Todos os exercícios são explicados em vídeos com visão frontal e lateral das mãos.

Do iniciante ao avançado

São os meus cursos de Piano Blues, Piano Brasileiro, Piano Jazz, Piano Bossa Nova, Improvisação, Harmonia, Leitura, Teoria Musical E MUITO MAIS. Cursos Práticos e Teóricos para seu desenvolvimento completo.

CURSOS ONLINE COM CERTIFICADO

O Terra da Música trabalha com a emissão de certificados online após a conclusão do curso, agregando valor ao seu currículo musical.

Comentar com Facebook