CLARO QUE SIM! Vejamos algumas ideias
Muitos estudantes de piano pensam que ESTUDAR TÉCNICA é “coisa de músico erudito”. Isso não faz sentido algum!
Em se tratando da mecânica dos movimentos ou do desenvolvimento da agilidade nas teclas, a necessidade ao piano é a mesma, não importa o que desejamos tocar.
É claro que existem necessidades específicas e algumas diferenças de acordo com o repertório que tocamos, e isso diz respeito à COORDENAÇÃO MOTORA.
Na mentoria você aprende como transformar a sua paixão pela música em um negócio altamente rentável. Seja um professor bem sucedido! Amplie a sua oferta de propostas didáticas e trabalhe com perfis de alunos diversificados. Aprenda como impactar os seus alunos e como tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas.
Pense comigo: na música popular é útil treinar certas coordenações rítmicas que remetem a determinados gêneros musicais (por exemplo, ao nos propormos A tocar um samba, é útil treinar um acompanhamento rítmico executado com mão esquerda enquanto na mão direita aprendemos a tocar escalas, arpejos ou determinadas frases para a improvisação. Se queremos improvisar sobre um baião, precisamos estudar a coordenação motora entre o acompanhamento e a melodia. Se queremos tocar um walking bass, precisamos estudar a sua coordenação motora).
Então, se você toca Samba, Jazz, Bossa Nova, Blues, Gospel ou qualquer outra coisa, estude a técnica pianística a fundo! Busque estudos apropriados de coordenação motora.