APRENDENDO AS REGRAS DO JOGO
Se você gosta de estudar harmonia, essa atividade será muito interessante.
O jogo apresentado no vídeo é composto por 3 colunas (x,y,z). Cada uma delas contém uma tríade maior que precisamos montar.
Escolhemos uma nota (no vídeo escolhemos a nota C) e consideramos ela como primeiro grau de uma tríade (a tríade X), como terceiro de uma segunda tríade (tríade Y) e como quinto grau de uma outra tríade (tríade Z).
Escolhida a nota inicial, preenchemos os espaços, colocando as notas que compõem as tríades (X,Y,Z). Veja a seguir o exemplo completo:
– Na coluna X, consideramos a nota C como fundamental da tríade maior (Dó, obviamente, dado que C é sua fundamental), então completamos a coluna acrescentando seu terceiro e seu quinto graus.
– Na coluna Y consideramos C como terceiro grau de uma tríade maior Lá bemol maior). Completamos, então, a coluna com as notas Ab (primeiro grau da tríade) e Eb (quinto grau da tríade).
– Na coluna Z, consideramos a nota C como quinto grau de outra tríade maior (Fá maior). Completamos a coluna com as notas F (primeiro grau da tríade) e A (terceiro grau da tríade).
CONHEÇA O MEU CURSO DE HARMONIA APLICADA À MÚSICA POPULAR!
OBJETIVOS DO CURSO ONLINE DE HARMONIA:
– Estudar e vivenciar os conhecimentos teóricos da harmonia do ponto de vista prático;
– Entender, ouvir e aplicar as formas estruturais da harmonia;
– Desenvolver habilidades pessoais de criação/recriação das formas estruturais;
– Desenvolver habilidades pessoais para a harmonização e a rearmonização de uma melodia.
Posts Relacionados
-
A Evolução da Harmonia do Blues
A estrutura do blues sofreu algumas interessantes sofisticações, especialmente no âmbito do jazz, sem perder, todavia, suas características principais.
-
Técnica pianística: Estudo de escalas com acentos
Técnica pianística: estudo das escalas deslocando os acentos. Escolha a velocidade mais adequada ao seu estudo, procure sempre tocar relaxado.
-
A Evolução da Harmonia do Blues
A estrutura do blues sofreu algumas interessantes sofisticações, especialmente no âmbito do jazz, sem perder, todavia, suas características principais.