Livro com CD
Improvisar é compor de forma extemporânea. Neste método, encontram-se caminhos para o desenvolvimento dessa habilidade, tanto para músicos não familiarizados com a improvisação como para aqueles mais experientes. O leitor exercitará na prática, o pensamento melódico e harmônico, seja qual for seu instrumento (inclusive o canto). Embora a improvisação seja comumente associada aos jazzístas, o livro traz conquistas para o aluno em vários gêneros musicais. Notável a seção do choro e dos padrões da música brasileira. Os 79 exercícios e 99 exemplos ganham força com as gravações contidas no CD (60 faixas). O volume desenvolve a abordagem vertical à improvisação, apresentando conceitos como: aproximação diatônico-cromática; padrões estáticos e dinâmicos; células rítmico-melódicas; ciclos melódicos; forma musical; fraseologia; walking bass; swing; be-bop; blues; jazz; choro.
O volume 1 leva o leitor à construção melódica, a partir de elementos simples, até uma dificuldade intermediária. Nesse volume é desenvolvida a abordagem vertical à improvisação, baseada nas notas dos acordes.
São traçados caminhos, tanto para o professor que quer utilizar esta obra para fins didáticos quanto para o aluno que quer estudar individualmente.
SÃO APRESENTADOS NESTE VOLUME:
– Técnicas e fórmulas de aproximação diatônico-cromática
– Abordagem vertical à improvisação
– Exercícios rítmicos
– Padrões Estáticos e Dinâmicos
– Técnicas para aplicação de células rítmico-melódicas, alternância de figuras, variações, etc..
– Choro, Swing, Blues
– Forma musical e construção de frases
– Técnicas para Walking Bass
– Ciclos melódicos